Outras Postagens

Economia feminista

IDENE convoca associados para Assembleia Geral Ordinária

Debate sobre Política Industrial e Transição Energética com mediação de Adroaldo Quintela (IDENE)

A DIPLOMACIA DO INTERESSE

Cidoval Morais, diretor do IDENE, analisa em artigo avanços e desafios do Programa de Cisternas

Estudo do IDENE analisa os impactos do tarifaço dos EUA no Nordeste

NOTA DO INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO NORDESTE (IDENE) EM DEFESA DA SOBERANIA BRASILEIRA E CONTRA COERÇÕES EXTERNAS

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (IDENE) repudia as recentes ameaças dos Estados Unidos contra a soberania brasileira. A imposição de tarifas de 50% se constitui em flagrante violação dos princípios do livre comércio internacional, de maneira especial considerando o superávit comercial americano com o Brasil.

A intromissão indevida nos assuntos internos do Poder Judiciário brasileiro (STF), mediante suspensão de vistos de ministros do Supremo Tribunal Federal e do Procurador-Geral da República, apesar de ser um ato soberano dos EUA, representa neste caso uma inaceitável afronta à independência institucional e à autodeterminação nacional do Brasil. Essa medida configura chantagem geopolítica inaceitável.

As pressões por alinhamento automático aos EUA, restrições tecnológicas impostas às empresas brasileiras e ameaças de limitação de investimentos sob pretextos ambientais amazônicos demonstram sistemática campanha para garantir a subordinação econômica. O Brasil não aceita tutela externa sobre suas políticas internas, especialmente dos EUA que historicamente promoveu desmatamento em escala industrial.

O IDENE defende a manutenção das relações diplomáticas baseadas no multilateralismo, em respeito mútuo, reciprocidade e não-interferência externa. Convocamos o governo brasileiro a adotar medidas incisivas de reciprocidade, incluindo revisão de acordos comerciais preferenciais e maior diversificação estratégica de parcerias internacionais.

A nossa soberania nacional é inegociável. Resistiremos a qualquer tentativa de subjugação econômica ou política. O Nordeste, região de imenso potencial, permanecerá firme na defesa da dignidade nacional e do desenvolvimento autônomo sustentável.