Outras Postagens

Economia feminista

IDENE convoca associados para Assembleia Geral Ordinária

Debate sobre Política Industrial e Transição Energética com mediação de Adroaldo Quintela (IDENE)

A DIPLOMACIA DO INTERESSE

Cidoval Morais, diretor do IDENE, analisa em artigo avanços e desafios do Programa de Cisternas

Estudo do IDENE analisa os impactos do tarifaço dos EUA no Nordeste

NOTA OFICIAL – ANISTIA NÃO! GOLPISTAS NA PRISÃO!

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (IDENE) vem a público reafirmar seu compromisso inabalável com a democracia e a justiça. Os ataques às Sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023, representaram não apenas um ato de vandalismo, mas uma tentativa explícita de subverter a ordem democrática e calar a voz do povo brasileiro.

Com total influência intelectual e material dos então denunciados pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, os responsáveis articularam um atentado direto contra as instituições públicas e a soberania popular, buscando frear o progresso social e democrático do país. Não podemos tolerar a impunidade diante de tamanha afronta ao Estado Democrático de Direito.

O IDENE repudia veementemente qualquer tentativa de anistia e reforça a necessidade de responsabilização rigorosa dos envolvidos, garantindo que atos antidemocráticos não se repitam. Não há desenvolvimento sustentável sem justiça social, sem a luta pelo fim das opressões e sem a defesa intransigente dos direitos do povo. A democracia não é apenas um princípio, mas a base para a construção de políticas públicas que combatam desigualdades históricas e fortaleçam as liberdades democráticas de cada brasileiro e brasileira.

Sem memória, não se produz verdade; e sem verdade, não se produz justiça.